Catalizando a transformação na cidade de São Carlos. contato@movesanca.com.br

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está investindo na manutenção preventiva e corretiva e recuperação de espécies nativas de árvores no campus, em São Carlos. Nos últimos 3 anos mais de 700 mudas foram plantadas. O último plantio foi feito pelos alunos do projeto MovimentAção, do curso de Fisioterapia, e ocorreu no entorno do Departamento de Fisioterapia na última sexta-feira, 13 de dezembro de 2019.

Desde 2017 a Universidade adotou um protocolo para o plantio, poda e supressão de árvores. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Gestão Ambiental e de Sustentabilidade (SGAS) com apoio do Escritório de Desenvolvimento Físico (EDF) e visa a preservação ambiental e promoção da qualidade de vida da comunidade universitária.

Além do protocolo interno, todos as solicitações são avaliadas pelos órgãos ambientais competentes: CETESB, em nível estadual, e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, órgão responsável pelo meio ambiente em nível municipal.

Qualquer ação de plantio de mudas, poda ou corte de árvores, manejo ou supressão de vegetação nativa e pesquisas devem ser solicitadas à SGAS. “A comunidade não conhece a Universidade e por isso, deve fazer a solicitação. No caso de plantio, por exemplo, com apoio do EDF, é feito uma avaliação que vai apontar a rede estrutural, água, luz, fibra ótica. Isso nos ajuda na escolha da espécie mais adequada para aquele local”, explicou a engenheira agrônoma, Gabriela Strozzi, técnica agropecuária da UFSCar.

Confira a matéria na integra no SITE do São Carlos Agora.