Catalizando a transformação na cidade de São Carlos. contato@movesanca.com.br

Um dispositivo para diagnóstico e tratamento de câncer de pele desenvolvido por um grupo de pesquisadores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos (SP) pode ser implementado no Sistema Único de Saúde (SUS).

O procedimento já está disponível na rede privada de saúde e está em processo de avaliação para ser oferecida na rede pública. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) abriu uma consulta pública para que população, profissionais de saúde e pesquisadores votem sobre inclusão do protocolo de atendimento. A consulta vai até 16 de dezembro.

Procedimento

Chamado de Terapia Fotodinâmica (TFD), o procedimento desenvolvido no Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF) é uma nova forma de tratar câncer de pele não melanoma, em que há a formação de tumores na pele.
O dispositivo utiliza uma fonte de laser que, em contato com uma substância fotossensibilizante, induz a morte das células doentes e é eficiente na eliminação de tumores iniciais.

Veja a matéria completa no site do G1 e saiba como votar: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2019/11/27/tratamento-para-cancer-de-pele-desenvolvido-na-usp-de-sao-carlos-e-avaliado-para-ser-incluido-no-sus.ghtml

Fonte: Portal G1 São Carlos e região
Crédito da imagem: Edmilson Luchesi