Catalizando a transformação na cidade de São Carlos. contato@movesanca.com.br

O dia 25 de janeiro de 2019 ficará marcado tragicamente para os habitantes de Brumadinho/MG, quando uma barragem rompeu e deixou um rastro de destruição e mortes. Lares foram afetados, bem como instituições filantrópicas e uma extensa área rural, deixando sequelas que até hoje afetam os habitantes daquela hospitaleira região brasileira.

Muitas ações foram feitas ao longo deste ano para tentar amenizar as dores da sofrida população de Brumadinho e um super time são-carlense, formado por craques em levar amor, carinho, paz, felicidade e calor humano foi escalado e definido para combater os traumas causados por aquela tragédia.

A seleção foi composta por Leleco, Petequinha, Betina, Bisnagão, Coxinha, Sarakura, Bolacha, Maluket, Laranjinha, Bicicretinha, Doutora Fiota, Paçoca, Dr. Re-trato, Pepita, Rosita, Batatinha, Pamoinha e Bexigão.
Essa seleção invencível forma a TrupeClowns, de São Carlos, e foram convocados para, durante dois dias, combater a tristeza e levar a felicidade para dezenas de crianças, idosos e índios daquela região e proporcionar um Natal diferente. E, como uma seleção imbatível, deram conta do recado com louvor e distinção. Desta forma, a seleção de palhaços abençoados esteve nos dias 20, 21 e 22 de dezembro em Brumadinho. Coordenados por Adriano Bottaro, visitaram ONGs e abrigos de idosos, além de uma tribo indígena.

O São Carlos Agora entrevistou Ketllyn Irene Zagato de Oliveira, 29 anos, doutoranda em Física Biomolecular do IFSC que respondeu os questionamentos em nome de todo o grupo de 19 palhaços. Disse inicialmente que a trupe existe há 20 anos e que pelo menos uma vez por mês visita os abrigos de idosos Cantinho Fraterno Dona Maria Jacyntha e Helena Dornfeld, em São Carlos. “São profissionais que no dia a dia tem seus afazeres. Mas que possuem amor no coração e são dedicados seres humanos que procuram levar mensagens positivas, carinho e amor àqueles que necessitam”, disse Ketllyn.

BRINQUEDOTECAS

A seleção de craques são-carlenses contou ainda com o reforço do grupo Amor em Gotas (atuantes da pediatria da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos), voluntários dos Remédicos do Riso (atuantes no Hospital Amaral Carvalho e Santa Casa de Jaú) e Doutores do Sorriso (das Santas Casas de Pirassununga e Analândia) que se dispuseram a levar calor humano e tiveram como finalidade montar três brinquedotecas, compostas de livros, brinquedos e jogos.

“Tudo conquistado através de uma campanha realizada em São Carlos e que superou as expectativas”, contou Ketllyn. “A arrecadação contou com o auxílio da população de São Carlos, Ibaté, Jaú, Pirassununga. Leme, Campinas, Analândia, que abraçaram nossa causa e fizeram muitas doações. Como as arrecadações superaram as expectativas, conseguimos distribuir brinquedos às crianças e idosos por meio dos nossos Papais Noel e também alimentos a tribo indígena que devido a contaminação de seus rios perdeu seu meio de subsistência”, emendou.

SAUDADES QUE FICA. AMOR QUE VEIO

Ao encerrar a entrevista, Ketllyn deixou uma emocionante mensagem sobre os dias de pura emoção em Brumadinho.

“Nossa visita foi curta, mas nos deixou muitas lições de amor ao próximo. Se saber que uma simples ação pode tirar tantos sorrisos; aprendemos o quanto aquelas pessoas são carentes de carinho, coisa que um abraço e um pouco de atenção pode resolver. Voltamos de Brumadinho muito emocionados com a possibilidade de olhar para o próximo e poder fazer algo para amenizar uma dor, com a sensação de realização enquanto ser humano que vê outros seres humanos. Voltamos para casa renovados para 2020 e principalmente motivamos a continuar, sempre!”.

Fonte e crédito da imagem: Marcos Escrivani (Portal São Carlos Agora)