Catalizando a transformação na cidade de São Carlos. contato@movesanca.com.br

Projetos Sociais

Gestão de Doações em São Carlos

A gestão de doações dentro do Move é constantemente ativa, já que cada vez
mais pessoas e empresas adotam estratégias voltadas para a responsabilidade
social. As organizações, pessoas físicas, podem, por exemplo, fazer doações e
estimular ações humanitárias em diversos setores como: assistência social,
cultura, esporte, meio ambiente e saúde.
Nesse contexto as redes sociais tornou-se uma grande aliada nossa, pois ela
estimula a participação do público em ações conjuntas ou individualizada.
O objetivo do Move é ajudar e fazer a diferença.

Doações em dinheiro

Quando falamos em donativos, a contribuição em dinheiro é um dos principais tipos de doação que nos vem à mente. Ela é a mais usada, tanto por quem deseja ajudar quanto pelas Organizações Sociais, que podem empregar essa renda para inúmeras necessidades do dia a dia.

As doações em dinheiro podem ser esporádicas (em campanhas ou fora delas) ou mensais, sendo que, em muitos casos, é possível se transformar em um sócio contribuinte, ajudando e acompanhando a rotina da entidade. A forma de realizar essa doação pode ser, por depósito ou transferência bancária, pagamento de boleto e também pessoalmente, em espécie.

Muitas vezes, essa doação em dinheiro poderá ser abatida do Imposto de Renda, desde que a entidade escolhida esteja devidamente credenciada junto à assistência social da cidade e participe dos fundos municipais, estaduais, distritais ou nacionais da sua área. Por isso, antes de realizar qualquer tipo de doação, é importante conferir o histórico da Instituição.

Doação de tempo

Outra forma de contribuir com as causas que você acredita é doando o seu tempo e o seu conhecimento por meio do trabalho voluntário. Existem inúmeras entidades que necessitam de voluntários para realizar todos os tipos de tarefa. Você poderá atuar voluntariamente em hospitais, em entidades que ajudem crianças, adolescentes e idosos, em abrigos de animais de rua e em muitas outras Organizações Sociais.

O que mais existe é a possibilidade de atuação como voluntário. Você somente precisa definir a causa que você se identifica e buscar uma entidade séria, que realmente necessite da mão-de-obra e do tempo que você tem a oferecer. No Brasil, o trabalho voluntário está regulamentado por lei (Lei nº 9.608, de 1998) e possui até uma data comemorativa — 28 de agosto.

Aulas voluntárias em comunidades carentes.

Se você gosta de ensinar, uma ótima forma de doar o seu tempo é se voluntariando para dar aulas em comunidades carentes. Em muitas delas, as crianças não possuem uma boa frequência escolar por inúmeros motivos: precisam cuidar dos irmãos mais novos, alagamentos, falta de transporte ou problemas familiares.

Você não precisa ser um professor para isso. Você pode ter um conhecimento ou ser bom em algo e, assim, ensinar para outras pessoas. Por exemplo, você pode ser um aluno do curso de enfermagem e ajudar os alunos com a parte de biologia, ensinando aqueles que não podem ir à aula e também oferecendo um reforço para os que vão.

Doação de sangue

A doação de sangue também é uma maneira interessante de você colaborar com várias pessoas, ajudando a manter estável o nível de estoque dos hemocentros e salvando vidas. Apesar da sua importância indiscutível, de acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,9% da população é doadora.

Para se tornar um doador de sangue, é preciso ter mais de 18 e menos de 68 anos, pesar mais de 50 quilos e não possuir doenças como HIV, Hepatite B, Hepatite C, HTLV, doença de chagas e sífilis.

Doação de órgãos

A doação pode ser, tanto de órgãos (pâncreas, rins, fígado, coração e pulmão) quanto de tecidos (pele, córnea, ossos, cartilagem, válvula cardíaca, medula óssea e sangue do cordão umbilical). Algumas podem ser feitas em vida — como a doação de rim, medula óssea e parte do fígado.

Nos casos de doação de pessoas já falecidas, o procedimento somente é autorizado após confirmação de morte encefálica. Para que isso ocorra, um dos membros da família deve manifestar o desejo de doar os órgãos ao médico responsável ou entrar em contato com a Central de Transplantes.

Hoje, de acordo com o Ministério da Saúde, 95% dos procedimentos são realizados pelo SUS — e o mais interessante é que o número de doadores tem aumentado (63,8% nos últimos 10 anos), embora ainda seja menor do que o necessário. Como só os membros da família podem autorizar a doação no Brasil, não adianta deixar o seu desejo por escrito, é preciso comunicar seus familiares. Vale ressaltar que um doador é capaz de salvar mais de 20 pessoas.

Doação: roupas / Alimentos / Moveis / produtos de limpeza e Higiene

De vez em quando, é sempre bom fazer uma pequena faxina no guarda-roupa e naquele canto da casa no qual colocamos as coisas que não estamos usando no momento. Separar alguns itens que não são mais úteis para você e doar para quem precisa é uma ótima forma de ajudar.

Alimentos, produtos de Limpeza e Higiene pessoal

O mesmo pode ser feito com outros itens do seu guarda-roupa e também de outros lugares da casa. Existem muitos locais que utilizam essas roupas ou itens para doar diretamente ou para vender e, com o dinheiro, ajudar quem precisa. Por exemplo, se você gosta de ajudar as crianças, pode fazer uma doação de brinquedos para uma creche.

O trabalho voluntário

É considerado serviço voluntário tudo o que tenha como objetivo ajudar outros cidadãos, melhorar a cultura e levá-la para os mais diversos locais, promover conhecimento científico ou oferecer algum tipo de assistência. O voluntário pode atuar nos mais diversos nichos e setores da comunidade: hospitais, escolas, creches e asilos, especialmente a ueles que são mantidos com recursos particulares ou de municípios mais pobres e que costumam passar por grandes dificuldades.

Há algum pré-requisito para ser um voluntário? Não. Você não precisa ter determinado grau de escolaridade ou mesmo uma idade mínima para atuar.

Só é necessário vontade de ajudar os outros, dedicação e tempo disponível em alguns casos. Apesar de não ser remunerado, o trabalho voluntário é muito gratificante para que vem o faz e também para quem é alvo dessas boas ações.

Apadrinhamento financeiro

A doação de recursos financeiros é uma das mais comuns e também uma das que mais consegue oferecer benefícios para quem precisa, apadrinhamento financeiro no qual os doadores podem escolher uma entidade ou até mesmo uma família ou uma criança que queiram ajudar.

Você também pode fazer uma doação sem precisar fazer essa escolha, os recursos serão utilizados em nossos diversos projetos e programas que ajudam diversas comunidades carentes com crianças e jovens oferecendo a eles uma oportunidade de um futuro melhor.

Se a pessoa não sente confiança em realizar essa doação, poderá visitar a instituição e conhecer melhor.

Parcerias

Prefeitura municipal – Serviço Social

Escolas Privadas

Lion Club

Rotary

Universidades