Catalizando a transformação na cidade de São Carlos. contato@movesanca.com.br

Na tarde da última segunda-feira, alunos do curso de Engenharia de Materiais testaram protótipos de lixeira elaborados pensando nos usuários. Estes produtos foram desenvolvidos durante a disciplina de Ergonomia oferecida pela professora Janaína Mascarenhas do departamento de Engenharia de Produção. Como diferencial, as lixeiras desenvolvidas visam atender às necessidades de diversos usuários que englobam desde o público que descarta os resíduos, pessoal de limpeza até os catadores de recicláveis.

A priori, o produto parece simples, porém pode passar a incluir mecanismos específicos como amassador de latas, caixa de retenção de líquidos, formatos mais intuitivos, entre outros, de modo a maximizar a taxa de resíduos reciclados. Cada modelo de lixeira desenvolvido estava voltado para um ambiente específico como praças públicas, campi universitários e praças de alimentação.

Os testes contaram com a participação de convidados, pessoas que circulavam no local, funcionários de limpeza e membros do USP Recicla. A iniciativa incluiu o apoio do Move Sanca que busca executar projetos em prol dos objetivos do grupo, dentre os quais se encontra a frente “Cidade Inteligente”, “Espaços Púbicos” e “Meio Ambiente e Sustentabilidade”. Nos próximos passos, os alunos aprimorarão os produtos desenvolvidos utilizando os resultados dos testes realizados e feedbacks daqueles que participaram.